Por ocasião da entrega de habitações na freguesia de Ponta Garça, o Presidente do Governo dos Açores teve oportunidade de proferir algumas declarações relacionadas com este acto.
Mais tarde, finda a cerimónia, e numa conversa com jornalistas, Carlos César fez algumas considerações relativas ao próximo acto eleitoral para a Assembleia da República. Estas declarações foram proferidas na sua qualidade de Presidente do PS/Açores, tal como todos os presentes, bem-intencionados, puderam perceber.
Porém, o PSD/Açores reagiu a tais declarações de uma maneira enviesada, que só poderá ser explicada por um grande nervosismo, de resto compreensÃvel, dada a turbulência que actualmente se verifica no seu interior, nomeadamente o incómodo que sente pela candidata que apresenta a primeiro-ministro e que, como se sabe, encarna alguns dos mais primários sentimentos anti-autonomistas.
O Partido Socialista entende que, em nenhuma situação, nenhum dos seus órgãos pode ficar impedido de expressar aquilo que, numa sociedade democrática, entende que seja o melhor para o nosso paÃs e para a nossa região. Uma vez mais o PS/Açores está na linha da frente na defesa dos interesses dos Açores e da Autonomia, no contexto nacional.