A ilha de São Miguel vai dispor, em 2010, de uma cidade judiciária, um investimento de 2,5 milhões de euros do Governo socialista da República que foi, hoje, visitado pelos candidatos do PS/Açores às eleições legislativas de 27 de Setembro.
“Trata-se de uma obra que beneficiará muito os cidadãos de São Miguel, na medida em que os tribunais que aí serão instalados são competentes em toda a ilha”, destacou o cabeça-de-lista Ricardo Rodrigues, ao recordar que esta obra só avançou com os governos do Partido Socialista na República.
Em causa está a recuperação pelo Executivo de José Sócrates do Palácio Marquês da Praia e Monforte, localizado no centro histórico da cidade de Ponta Delgada, onde vão ser instalados, a partir do próximo ano, os tribunais de Família e Menores, o de Trabalho e o Administrativo, criando na cidade de Ponta Delgada uma própria cidade judiciária.
Segundo Ricardo Rodrigues, que hoje visitou as obras acompanhado por outros candidatos do PS/Açores, trata-se de um investimento que optimiza os recursos, porque as áreas da Justiça ficam concentradas.
“Este edifício foi adquirido em 2002 e, desde então, não teve sequência o investimento e o Governo do Partido Socialista teve oportunidade de desenvolver o projecto e de adjudicar a obra, que está orçada em 2,5 milhões de euros”, recordou Ricardo Rodrigues.
O cabeça-de-lista socialista salientou ainda que, em São Miguel, os “tribunais têm uma eficácia superior à do Continente, que se deve ao bom desempenho dos magistrados e funcionários judiciais e, também, da forma como, com eficácia, conseguem resolver e dirimir muitos problemas da ilha”.