A Juventude Socialista Açores assinalou o Dia Internacional da Mulher, distribuindo rosas na baixa de Ponta Delgada e um flyer com várias informações sobre as linhas de apoio à mulher.
Foram distribuídas 365 rosas, tantas rosas quantos dias tem um ano, lembrando que a igualdade de género e a importância do principio da igualdade não devem ser lembradas apenas no dia da mulher, mas todos os dias, durante todo o ano.
Segundo Berto Messias, líder da JS Açores, “esta iniciativa simbólica serve para afirmar a importância do princípio da igualdade em qualquer política pública.
Apesar de todas as políticas e iniciativas que têm sido postas em prática, a sociedade em que vivemos ainda é discriminatória e preconceituosa e é fundamental a implementação de mecanismos de salvaguarda que defendam a sociedade dessa discriminação. Dou um exemplo, na semana passada a JS Açores entregou no parlamento regional um projecto de decreto legislativo regional de incentivo aos empresários jovens, onde dá mais apoios às empresárias mulheres.
Temos ainda de ultrapassar muitas barreiras no que se refere à tolerância e à igualdade e num dia como hoje devemos assinalar não só a importância da igualdade de género mas de qualquer tipo de igualdade referente ao credo, à raça, à ideologia ou à orientação sexual. Um mundo mais tolerante é, de certeza, um mundo mais desenvolvido.
Berto Messias afirmou ainda que “apesar de haver este dia, a igualdade e a sua importância devem ser celebradas todos os dias, não apenas hoje, porque a sociedade deve caminhar para uma época em que não seja necessário haver dia da mulher.
Infelizmente a sociedade de hoje obriga-nos a discriminar positivamente as mulheres, esperemos que essa discriminação positiva seja transitória e que daqui a poucos anos já não seja necessária”.