O vice-presidente da bancada do PS/Açores Hernâni Jorge garantiu, esta quinta-feira, que o novo Centro de Saúde da Madalena vai constituir um “salto de enorme qualidade” nos cuidados de saúde que ficarão à disposição de toda a população da ilha do Pico.
“Esta infra-estrutura potenciará um salto enorme na qualidade e na diferenciação dos cuidados de saúde postos à disposição dos picarotos e permitirá que estes voltem a nascer na Ilha, pondo fim às provações e privações que as grávidas do Pico têm de enfrentar, incluindo os maus-tratos do mar”, salientou o parlamentar socialista.
Hernâni Jorge, que falava numa intervenção no plenário que está a decorrer na cidade da Horta, destacou que o novo Centro de Saúde da Madalena vai incluir, entre outras valências, serviços de internamento misto e de urgência e áreas de cirurgia de ambulatório e de obstetrícia.
Recorde-se que o projecto desta infra-estrutura, que terá uma área construída de sete mil metros quadrados, foi apresentado durante a última visita do Governo Regional à Ilha.
Na sua intervenção na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, o vice-presidente da bancada socialista salientou – citando o deputado Manuel Serpa numa intervenção de 1994 - que as notícias dos investimentos para o Pico nada têm a ver com as “mensagens «a cinzento»” do passado” da governação social-democrata e recordou os muitos investimentos efectuados ou em curso na Ilha, desde 1996.
“Estou certo de que o sorriso, que – há muito – substituiu no rosto do Homem do Pico a confessada tristeza de 1994, assumirá uma enorme expressão de alegria no dia em que o Manuel Serpa e a generalidade dos picarotos assistirem ao primeiro parto programado no novo Centro de Saúde da Madalena”, afirmou Hernâni Jorge.