O Grupo Parlamentar do PS/Açores anunciou, esta quinta-feira, a apresentação de uma proposta para reforçar os apoios aos alunos do Corvo que frequentem o ensino secundário, com o objectivo de permitir que tenham as “mesmas condições e igualdade de oportunidades do que os colegas de qualquer outra ilha”.
“O Grupo Parlamentar do PS/Açores pretende, assim, assegurar melhores condições para os alunos estudarem fora da sua ilha, mas também melhorar os meios de ensino para os alunos cujas famílias, legitimamente, decidirem manter os seus filhos no Corvo”, explicou a deputada socialista, Cláudia Cardoso.
A parlamentar do PS/Açores, que preside à Comissão de Assuntos Sociais, falava em conferência de imprensa na Horta, onde apresentou um Projecto de Resolução sobre esta matéria, que será discutido e votado no Plenário que está a decorrer na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
Esta iniciativa legislativa recomenda ao Governo Regional uma série de iniciativas, entre as quais o apoio integral às deslocações dos alunos da ilha do Corvo em idade escolar que frequentem o ensino secundário regular em qualquer uma das unidades orgânicas da Região, explicou Cláudia Cardoso.
Segundo disse, a proposta socialista prevê, ainda, a criação de uma bolsa mensal que reforce o apoio a atribuir aos alunos do Corvo que se encontrem a frequentar o ensino secundário regular fora da sua ilha de residência em qualquer uma das unidades orgânicas da Região.
Além disso, o Projecto de Resolução do PS aponta para o reforço do ensino mediatizado com o intuito de garantir aos alunos do Corvo, que pretendam frequentar o ensino secundário na sua ilha, que o possam concretizar de forma mais eficaz.
A proposta do Grupo Parlamentar do PS/Açores prevê que estas recomendações entrem em vigor até ao início do ano lectivo de 2012/2013.
“Esta é a função de um Governo: garantir as condições, ao nível da Escola Pública, para que cada um possa fazer a opção que entender, mas nunca impondo fórmulas fechadas que impeçam a livre escolha dos açorianos”, defendeu a parlamentar do PS/Açores.
No encontro com os jornalistas, Cláudia Cardoso explicou, ainda, que a ilha do Corvo é a única na Região que não oferece o ensino secundário regular, dada a exiguidade do número de alunos que potencialmente o podem vir a frequentar.
“Recorde-se que, no ano lectivo passado, frequentaram a Escola Básica do Corvo 33 alunos, 18 dos quais frequentaram o 1º ciclo, 9 o 2º ciclo e 6 o 3º, não havendo matrículas no 9º ano de escolaridade”, disse.
O número de alunos, por ano de escolaridade, tem rondado, em média, os quatro, e atendendo às taxas de natalidade, a tendência é decrescente, estimando-se que em 2017/2018 estejam 9 alunos a frequentar o ensino secundário, correspondendo a uma média de três por ano de escolaridade.