O Grupo Parlamentar do PS/Açores visitou, esta quinta-feira, o Centro Ambiental do Priolo, no Concelho do Nordeste, onde é possível verificar todo o trabalho desenvolvido, nos últimos anos, para salvar uma das espécies mais ameaçadas de extinção do mundo.
Com esta iniciativa, que contou com a presença do Secretário Regional do Ambiente e Mar, a bancada socialista pretendeu assinalar o Ano Internacional da Biodiversidade visitando um projecto ambiental que reuniu, desde 2003, esforços para recuperar o habitat do priolo, espécie que, segundo os censos de 2006, estava estimada em cerca de 400 indivíduos.
Os parlamentares socialistas inteiraram-se, assim, do todo o projecto LIFE Priolo que, entre 2003 e 2008, incidiu sobre a recuperação do habitat para garantir a sobrevivência desta espécie.
Entre as várias acções desenvolvidas neste projecto, destacou-se a criação de condições legais para a gestão a longo prazo da zona onde habita o priolo (Pico da Vara/Ribeira do Guilherme), a erradicação de espécies invasoras e plantação de plantas endémicas e a monitorização da população desta ave.
O priolo é uma ave endémica da ilha de São Miguel, que só existe na região leste desta ilha.