Os deputados do PS/Açores eleitos pela Terceira destacaram, esta segunda-feira, o aumento de cinco milhões de euros de investimento público previsto para a ilha em 2011, o que prova a importância que o Governo Regional atribui à Terceira no todo do arquipélago.
“Verificamos com agrado que, apesar do período conturbado que atravessamos, se verifica um reforço do investimento público na ilha”, salientou a deputada Cláudia Cardoso, em conferência de imprensa em Angra do Heroísmo.
Segundo disse, o investimento global previsto para a ilha Terceira, no próximo ano, é de 158,5 milhões de euros, a que se soma o investimento previsto no Orçamento, constituindo ambos a garantia de que a Terceira continua a desempenhar um papel de relevo no todo regional, registando um acréscimo de mais 5 milhões de investimento em relação ao ano anterior.
Este reforço do investimento na ilha Terceira acontece numa altura em que o investimento público decresce 10 milhões de euros no total do investimento regional, disse Cláudia Cardoso.
Relativamente ao Orçamento, a parlamentar socialista destacou o reforço da dotação orçamental, com impacto directo na ilha Terceira, no âmbito do Emprego e Formação Profissional de mais de 22 milhões de euros.
Além disso, salientou a dotação orçamental de 8 milhões de euros para a defesa do património arquitectónico e cultural; o investimento na melhoria e desenvolvimento das infra-estruturas agrícolas e florestais, inserido no Programa Aumento da Competitividade destes sectores, com 23 milhões de euros, a que se somam 13 milhões de euros para a modernização das explorações agrícolas e 9,5 milhões para no aumento do valor dos produtos agrícolas.
A estes sectores junta-se, ainda, o reforço do investimento público no sector turístico, que ultrapassa os 10 milhões de euros nos eixos da promoção, oferta e animação turísticas e nos investimentos estratégicos, a que acresce o reforço da dotação orçamental no sector da competitividade que passa de 10 milhões em 2010 para 13 milhões em 2011, nos quais se destaca cerca de 10 milhões exclusivamente adstritos aos sistema de incentivos.
Na conferência de imprensa, Cláudia Cardoso adiantou que este Plano de investimentos corresponde, ainda, ao princípio do cumprimento escrupuloso dos compromissos assumidos em Manifesto com os eleitores terceirenses nas eleições regionais de 2008.
“Hoje, passados sensivelmente 2 anos em que o PS obteve uma expressiva maioria, verificamos que o grau de cumprimento do nosso manifesto ronda os 90%, aproximando-se da sua total concretização, aos quais podemos acrescentar ainda investimentos já em curso, mas que não constavam do manifesto sufragado, como é o caso das obras em curso no parque de estacionamento da Aerogare das Lajes”, garantiu a deputada do PS/Açores.
No encontro com os jornalistas, Cláudia Cardoso considerou que se pode afirmar “com propriedade que grande parte destas obras está concluída ou em fase de conclusão, que abrangem todos os sectores de actividade, que abrangem os dois concelhos e que contribuem de forma inequívoca para o desenvolvimento sustentável da ilha Terceira”.
Cláudia Cardoso aproveitou, ainda, para assegurar que o crescimento do investimento na ilha Terceira tem sido constante, uma vez que os Planos e os Orçamentos dos últimos 3 anos têm previsto verbas sempre superiores aos 150 milhões de euros de investimento.
“A título de exemplo, em 1996, último ano governo do PSD, a Terceira beneficiava de 10,5% do investimento regional. Em 2008, o investimento na Terceira subiu para 24,3% do total regional”, afirmou Cláudia Cardoso.
A concluir, a deputada socialista adiantou, também, que passados dois anos sobre a apresentação de um ambicioso Manifesto Eleitoral que continha 83 medidas, em áreas tão diferenciadas como a educação, o ambiente ou o turismo, o partido que suporta o Governo pode afirmar que 74 destas medidas se encontram cumpridas ou estão em curso, o que corresponde a 90% de cumprimento.