O Plano e Orçamento para o próximo ano mantém o investimento de 64 milhões de euros para a formação profissional dos açorianos, que constitui um instrumento crucial para ultrapassar a crise, afirmou hoje o líder parlamentar do PS/Açores.
“Quanto maiores os índices de qualificação dos nossos jovens, maior será a capacidade dos Açores para ultrapassarem os constrangimentos em que vivemos hoje”, alegou Berto Messias, depois de uma visita dos deputados do PS/Açores à Escola Profissional da Praia da Vitória.
Segundo o parlamentar socialista, verifica-se que, apesar das dificuldades e da expectável redução de investimento público em algumas áreas, o Plano para 2012 mantem os níveis de investimento na área da formação profissional, garantindo cerca de 64 milhões de euros para este sector.
“Esta é uma área que não podemos descurar e verificamos que o Governo Regional mantém a aposta que tem feito no ensino profissional”, salientou o Presidente do Grupo Parlamentar, para quem é “inegável o papel que as escolas profissionais da Região tem tido na formação de jovens e na criação de mão-de-obra qualificada”.
De acordo com Berto Messias, é fundamental que esse caminho continue e que seja possível manter a evolução registada na adequação das ofertas formativas às necessidades do mercado de trabalho.
“Os Açores têm um grande desafio no futuro de conseguir criar as condições necessárias para que todos os jovens que estão hoje a qualificar-se consigam integrar-se no mercado de trabalho e consigam fixar-se na nossa região”, defendeu Berto Messias.
“Este Plano e Orçamento define isso como prioridade, desenvolvendo duas agendas políticas que se complementam: por um lado, uma agenda estrutural, que continua a apostar em questões essenciais e estratégicas para o futuro dos Açores, como a formação profissional, e, por outro lado, uma agenda conjuntural, que visa defender os açorianos desta crise mundial e do plano de austeridade nacional”, adiantou aos jornalistas.
Após a visita, Berto Messias salientou, ainda, que as escolas profissionais têm o desafio de se adequarem ao novo modelo de financiamento que, “tendo em conta o que ouvimos do director da escola da Praia da Vitória e dirigente da ANESPO- Associação Nacional de Escolas Profissionais, é uma grande vitória das escolas e garante mais celeridade nos processos e maior rigor e exigência na gestão dos recursos investidos pelo Fundo Social Europeu nas escolas”.
A visita dos deputados do PS/Açores serviu para conhecerem o projecto da nova escola profissional da Praia da Vitória, obra da Fundação de Ensino Profissional, do Governo Regional e do Município, e que vai garantir um novo edifício moderno e com mais e melhores capacidades de responder as necessidades formativas dos jovens terceirenses.