O candidato do PS/Açores à Presidência do Governo Regional, Vasco Cordeiro, vai criar a figura do Tutor da Formação para um acompanhamento pessoal e personalizado de cada formando do ensino profissional, com o objectivo de facilitar a sua entrada no mercado de trabalho.
“A Região precisa das competências das Açorianas e dos Açorianos que frequentam o ensino profissional, quer ao nível da formação inicial dos jovens, quer da requalificação de desempregados ou da valorização de activos”, afirmou Vasco Cordeiro, que falava na Vila de Rabo de Peixe, depois de ter visitado a Escola Profissional da Ribeira Grande.
Em declarações aos jornalistas, o candidato socialista adiantou que, depois do percurso já feito ao nível do investimento em escolas e da valorização do ensino profissional, é necessário, agora, aperfeiçoar a forma como este tipo de ensino dá uma resposta mais personalizada possível às necessidades de cada um dos formandos.
“Uma das formas de fazer isso é com a criação da figura do Tutor da Formação para acompanhar, de forma mais directa e mais individualizada, cada um dos formandos” para facilitar a integração no mercado de trabalho em consonância com as necessidades da economia, anunciou Vasco Cordeiro.
À imagem do que pretende para o Ensino Superior, o candidato do PS/Açores comprometeu-se, a partir de Outubro, a criar medidas que reforcem a ligação e a concertação entre as ofertas formativas disponibilizadas pelas escolas profissionais e o mercado de trabalho.
“Não vamos esperar pelo fim da crise. Temos é de trabalhar para que a crise acabe mais depressa”, defendeu Vasco Cordeiro, ao salientar que o aumento das possibilidades de emprego para um Açoriano radica, também, na Educação, na Qualificação e na Valorização Profissional.