O candidato do PS/Açores à Presidência do Governo Regional afirmou, esta quarta-feira, que a Solidariedade Social será uma das áreas que vai merecer uma “atenção muito especial” do seu Governo, no âmbito do objectivo de se ultrapassar a actual conjuntura “sem deixar ninguém para trás”.
“O verdadeiro desafio com que nós estamos confrontados não é, apenas, o de ultrapassar esta turbulência em que vivemos. É, sim, fazê-lo sem deixar ninguém para trás. Sem deixar para trás as crianças e os idosos que estão numa situação de maior fragilidade, sem deixar de apoiar os sectores da nossa sociedade que estão numa situação mais frágil”, assegurou Vasco Cordeiro.
O candidato socialista falava aos jornalistas depois de ter visitado as obras do futuro centro de dia do Instituto Santa Catarina, no início de uma visita à ilha de São Jorge, inserida nos contactos que está a desenvolver em toda a Região.
“A Solidariedade Social, naquilo que tem a ver com as propostas e com as medidas para alcançar este objectivo e com a existência dos recursos para apoiar os idosos, é seguramente uma das áreas que terão uma atenção muito especial no meu Governo”, adiantou Vasco Cordeiro.
Após a visita às obras, o candidato socialista assegurou, por outro lado, ser “absolutamente fundamental que, nos Açores, possamos continuar a ter as condições para apoiar as nossas crianças, jovens e idosos, distinguindo-nos do que acontece em outras regiões do país e do continente”.
“É fundamental que aqui continuemos a ter as condições para dar estes apoios, como é o exemplo do Complemento Regional de Pensão (cheque pequenino), do Complemento de Abono de Família para Crianças e Jovens e do apoio aos idosos para a aquisição de medicamentos”, disse.
Vasco Cordeiro destacou, também, a “verdadeira parceria” estabelecida entre o Governo Regional e as instituições privadas, como é o caso do Instituto de Santa Catarina, a qual deve ser reforçada para “prover à satisfação de necessidades das crianças e idosos dos Açores”.
“Quando existe este verdadeiro trabalho de parceria é importante que se reconheça os resultados que proporciona, como é o caso desta obra que acabamos de visitar”, frisou o candidato do PS/Açores, para quem a Região tem de disponibilizar, ainda, um conjunto de equipamentos para servir os idosos e as crianças.
“A atenção que temos de dar às nossas crianças e aos nossos idosos que estão numa situação de maior fragilidade, dando-lhes as condições físicas para uma vivência com dignidade, é um dos aspectos fundamentais que quero, como Presidente do Governo, se os Açorianos me derem a sua confiança, prosseguir no próximo Governo dos Açores”, concluiu Vasco Cordeiro.