O candidato do PS/Açores à Presidência do Governo Regional manifestou-se disponível para apoiar o acesso dos casais açorianos aos tratamentos de Procriação Medicamente Assistida, alegando que “todos os Açorianos devem poder satisfazer o sonho de ter filhos, independentemente da sua condição económica”.
Vasco Cordeiro, que falava esta sexta-feira depois de ter visitado a clínica Meka Center, em Ponta Delgada, salientou que esta colaboração entre as entidades públicas e privadas é do interesse da própria Região também enquanto contributo que dá para o aumento da natalidade nos Açores.
“Este tipo de iniciativas privadas de excelência é algo que interessa à própria Região”, no âmbito da estratégia de aproveitar as suas potencialidades em várias áreas, como é exemplo da medicina, para projectar a sua imagem em circuitos no exterior, adiantou o candidato socialista.
Segundo disse, um dos caminhos para se ultrapassar a actual conjuntura é a “aposta em novas áreas. A melhor forma de fazer isso é ir à luta e compararmo-nos sempre aos melhores”.
“Se cada um fizer bem a sua função, instituições públicas e privadas, todos ficarão a ganhar. Esta clínica é um bom exemplo nesta área”, disse o candidato do PS/Açores à Presidência do Governo Regional.
Vasco Cordeiro considerou, por outro lado, que o desafio de assegurar a sustentabilidade financeira do Serviço Regional de Saúde deve contar com os profissionais de saúde da Região, contributo que considerou ser “absolutamente essencial”.