O candidato do PS/Açores à Presidência do Governo Regional afirmou, esta segunda-feira, que o novo sistema de incentivos que pretende criar vai dar privilegiar investimentos das empresas que reduzam os seus custos de contexto, para permitir a criação de mais postos de trabalho.
“No novo sistema de incentivos, no âmbito do próximo Quadro Comunitário de Apoio, a diminuição dos custos de contexto das empresas - caso das facturas com os combustíveis e a energia eléctrica - deve ser uma das prioridades”, salientou Vasco Cordeiro aos jornalistas.
O candidato socialista falava em São Miguel, depois de ter visitado a Agraçor, empresa que está a aproveitar os resíduos da sua exploração de suínos para produzir energia, reduzindo, desta forma, os seus custos com a energia eléctrica.
Segundo Vasco Cordeiro, esta empresa constitui um “exemplo” da capacidade empreendedora dos empresários açorianos, que é necessária potenciar na nova geração de incentivos a criar no âmbito dos novos fundos comunitários que a Região vai dispor.
“Esta prioridade é uma forma de capacitar mais a nossa economia para fazer face ao momento em que vivemos. Por essa via, habilitamos uma maior eficiência no seu funcionamento e contribuímos para a criação de riqueza e emprego”, explicou Vasco Cordeiro.
Esta nova geração de sistemas de incentivos que Vasco Cordeiro quer implementar na Região vai recolher a experiência dos que o antecederem – caso do SIDER – e privilegiar as áreas em que as empresas têm desafios acrescidos nos próximos tempos.
Além da redução dos custos de contexto, os novos incentivos incidirão na rentabilidade do funcionamento das empresas para que se tornem mais competitivas, no âmbito do valor acrescentado e do rendimento dos próprios empresários e dos trabalhadores.