O grupo municipal do PS entregou hoje nos serviços camarários requerimento a solicitar informação relativa ao cumprimento do plano e orçamento de 2012, no que concerne às transferências para as juntas de freguesia.
Assiste-se a 18 dias do término do ano que a autarquia está em falta com as juntas de freguesia para a transferência de 298.200€ dos 809.200€ previstos no documento das “Grandes opções do plano 2012-2015”.
O cumprimento do proposto e aprovado em assembleia municipal de Dezembro de 2012 é o garante para a gestão das, legítimas, expectativas dos presidentes de junta com o objetivo de responder aos apelos diários das famílias.
Caso não se cumpra o inscrito nas rubricas, resta-nos perguntar: “ Se a autarquia não tem capacidade financeira para cumprir o proposto? “
Desde 2005, que o PS tem forçado a necessidade de olhar o concelho na defesa da coesão territorial como fator de conversão da diferença em vantagem, reunindo potencial para perseguir o desenvolvimento sustentável do concelho. O Concelho é a soma das 24 freguesias, com as suas diferenças. É nosso entendimento que a ambição de “coesão territorial” não se pode ficar pela retórica política.