A Juventude Socialista da Praia da Vitória reuniu em tertúlia, subordinada ao tema História e Princípios do PS, na passada terça-feira, na sede do PS Praia da Vitória. O evento contou com a participação de Francisco Oliveira, histórico do PS Terceira e actual Presidente da Assembleia Municipal da Praia da Vitória. Com início em 1974, data na qual Francisco Oliveira inicia uma forte participação no associativismo agrícola, o istórico socialista expôs a história do PS nacional, assim como do PS Açores em paralelo ao seu percurso pessoal.
“Na décadas de setenta e oitenta, existiam inúmeras e fortes sensibilidades, desde dos partidos, sindicatos ou associações. A democracia era algo novo e as pessoas preocupavam-se verdadeiramente em informar-se e defender os interesses da sua terra” salientou Francisco Oliveira, que recordou que “anunciava-se que um partido iria fazer campanha para uma freguesia e o salão da freguesia enchia”.
Há um princípio base do PS que é o de “melhorar a qualidade de vida das pessoas, é por isso que lutamos. Podemos não resolver todos os casos, mas temos a obrigação de fazer tudo o que nos for possível para acudir às pessoas. Por vezes resolve-se coisas impossíveis, outras vezes são de facto impossíveis” disse Francisco Oliveira, que lembrou “aquando do regresso dos plenários, as pessoas iam ao aeroporto para saber se eu tinha resolvido os assuntos”.
O histórico do PS Terceira salientou ainda que no exercício da actividade parlamentar na Assembleia da República e na Assembleia Regional, manteve sempre um espaço de atendimento ao cidadão na sede do PS Praia da Vitória e deslocava-se frequentemente às freguesias em trabalho, deslocações que chegavam a durar o dia inteiro e com meios muito limitados.
Segundo Francisco Oliveira, “a democracia funciona para eleger os melhores para gerirem o nosso futuro colectivo. Temos que escolher os nossos governantes de entre os melhores do povo, temos que o fazer porque é este o nosso povo e não outro”.
A tertúlia, História e Princípios do PS, insere-se no âmbito do projecto de formação autárquica da JS Praia da Vitória. Segundo Tibério Dinis, coordenador da Concelhia, “pretende-se desenvolver um conjunto de actividades políticas em ambiente informal e interactivo, contribuindo para dotar os jovens de melhores recursos e conhecimentos, de modo a que caso sejam chamados a prestar serviços à população das respectivas freguesias ou concelho, possam faze-lo da melhor forma”.
O projecto de formação autárquica da JS Praia da Vitória decorrerá até às próximas eleições autárquicas, inserindo-se na estratégia autárquica da JS Açores, que segundo Berto Messias, líder da JS/Açores, “pretende definir propostas e ideias para cada um dos Concelhos dos Açores, incluindo essas propostas nos programas eleitorais do Partido Socialista”.