Uma delegação do Partido Socialista Açores foi, esta segunda-feira, recebida em audiência, em Ponta Delgada, pelo Presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro. Na reunião, a representação do PS/Açores entregou as propostas socialistas para a elaboração do Compromisso para a Sustentabilidade do Serviço Regional dos Açores.
No final do encontro Domingos Cunha referiu, em nome do PS/Açores, que “há a necessidade urgente de uma nova visão sobre a prestação de cuidados de saúde no sentido de aumentar a eficiência, a qualidade e a racionalidade com o objetivo de garantir a sustentabilidade do Serviço Regional de Saúde para os próximos 10/15 anos”.
A concentração numa central de compras única para todas as unidades de saúde, o reforço dos mecanismos de avaliação no que concerne a produtividade, a qualidade e a sustentabilidade e a aposta na profissionalização da gestão de todas as unidades de saúde foram algumas das propostas que os socialistas entregaram hoje ao Presidente do Governo Regional. “Além do reforço dos mecanismos de avaliação periódica do comportamento do sistema administrativo e financeiro, é fundamental racionalizar e rentabilizar os recursos de saúde do setor público”, acrescentou Domingos Cunha que lembrou ainda que a dívida do Serviço Regional de Saúde é do conhecimento público e consta, aliás, dos relatórios das auditorias realizadas quer pelo Tribunal de Contas quer pela Inspeção Geral de Finanças. “Transmitimos ao senhor Presidente do Governo que a prioridade deve ser, ao longo deste ano, o pagamento da dívida aos fornecedores e estamos convencidos que o Executivo tudo fará nesse sentido”, afirmou.
A audiência do PS/Açores com o Presidente do Governo Regional integra-se na ronda negocial, anunciada pelo Executivo, com os partidos políticos representados na Assembleia Legislativa dos Açores, com vista a elaborar o compromisso para a sustentabilidade do Serviço Regional dos Açores.