O Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores, Berto Messias, anunciou, esta quarta-feira, que o PS vai apresentar na Assembleia Legislativa, uma proposta relativa à defesa da Universidade dos Açores. A proposta irá incidir sobre três planos.
Em primeiro lugar, “é necessário afirmar junto do Governo da República a importância que tem uma Instituição como a Universidade, numa Região arquipelágica como a nossa. O Governo da República, enquanto responsável político pelo ensino superior em Portugal, tem de ter a consciência das nossas especificidades”, afirmou Berto Messias.
A iniciativa parlamentar dos deputados socialistas pretende, igualmente, reafirmar a importância da Universidade dos Açores enquanto projeto que sirva todas as ilhas, recusando a sua centralidade em apenas uma ilha. De acordo com Berto Messias, “é importante ter um projeto de uma Universidade verdadeiramente tripolar e que não permita a centralização da instituição numa só ilha. Apesar dos constrangimentos financeiros que compreendemos, isso não pode ser um motivo para um retrocesso histórico e autonómico que penaliza o próprio desenvolvimento regional.”
Para o líder da bancada socialista, “a Universidade tem sido um pilar fundamental do nosso desenvolvimento e, apesar das evoluções, temos de ter a capacidade de adaptação para que esse papel da nossa Universidade se mantenha e, se possível, seja reforçado”.
O líder parlamentar dos socialistas açorianos esclareceu ainda que a proposta pretende ainda destacar o papel que tem e que deve continuar a ter o Governo dos Açores nesta matéria. “O Presidente do Governo tem sido muito claro. Relembro, por exemplo, a proposta do Executivo relativamente à consagração do Compromisso para o Emprego e para o Crescimento com a Universidade dos Açores bem como a proposta relativa aos matching funds que prevê que o Governo atribua um euro por cada euro de receitas que Universidade angarie em projetos”.
Berto Messias explicou ainda que o objetivo central da proposta que será levada à Assembleia Legislativa dos Açores passa por “reafirmar a importância da Universidade para que, apesar dos constrangimentos existentes, seja possível continuar a contar com uma Universidade que é decisiva para o desenvolvimento dos Açores”.
O Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores manifestou a sua convicção de que a proposta socialista merecerá o “apoio unânime e alargado de todos os partidos políticos porque, também nesta matéria, precisamos de uma frente comum e unida na defesa da nossa Universidade”.