“A Praia da Vitória pode e deve ter um gabinete da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD) no concelho da Praia da Vitória, que não seja apenas uma delegação física, mas que seja um pólo promotor de iniciativas que sejam boas e positivas para a Terceira e para os Açores”, considerou Berto Messias.
O Presidente da Bancada Parlamentar do Partido Socialista falava esta quinta-feira, na Assembleia Legislativa dos Açores, no seguimento de uma proposta do PCP sobre esta matéria.
Segundo explicou Berto Messias, “o Partido Socialista vê a criação e o reforço da presença da FLAD, na Ilha Terceira e, particularmente, na Praia da Vitória como algo de muito positivo”.
O deputado socialista considerou que a “existência da FLAD está fortemente ligada aos Açores devido à existência da Base das Lajes e ao que esta Base representa na relação inter-estadual entre Portugal e os Estados Unidos”.
Berto Messias lembrou que esta recomendação faz parte de um conjunto de recomendações feitas pela Comissão Eventual sobre o Impacto sócio-económico da Base das Lajes na Ilha Terceira e nos Açores, “mas parece-nos pertinente que, nesta altura, este assunto seja recuperado”.
No entanto, o líder da bancada parlamentar socialista considerou que “os acontecimentos recentes relativamente à nomeação do Conselho Executivo da FLAD não auguram nada de bom relativamente ao papel que esta pode e deve ter para a Praia da Vitória, para a ilha Terceira e para os Açores”, relembrando que “o Senhor Primeiro-Ministro entendeu não nomear um açoriano ou uma pessoa com especiais ligações aos Açores para esse conselho executivo”, considerando que os Açores “perdem com isso e a questão em curso relacionada com a Base das Lajes pode eventualmente vir a perder com isso”.
“Tudo o que represente mais valias para a Praia da Vitória e tudo o que possa servir para realçar a importância das relações entre Portugal e os Estados Unidos e, nesse quadro, garantir a manutenção ou eventual aumento da importância da Base das Lajes para a Ilha Terceira e para os Açores, deve ser tido em conta e valorizado e a criação de uma delegação da FLAD na Praia da Vitória é um bom contributo para isso”, afirmou Messias.