“Os sucessivos Governos dos Açores da responsabilidade do Partido Socialista já promoveram a reabilitação de mais de mil quilómetros de estrada, o que corresponde a cerca de 70% da rede total”, explicou André Rodrigues.
O deputado socialista jorgense falava esta quarta-feira, no Parlamento Açoriano, na cidade da Horta.
Segundo destacou André Rodrigues, “a reabilitação da nossa rede viária regional tem sido feita com recurso a um correto e adequado aproveitamento dos vários quadros de fundos estruturais europeus”, que têm contribuído para a “melhoria das condições de circulação de bens e pessoas, com resultados essenciais para a redução da sinistralidade, e para a melhoria das condições de segurança e conforto das pessoas”.
Para o deputado, isto é “ação do Governo dos Açores e não reação, como a oposição tanto gosta de proclamar”.
André Rodrigues lembrou que em 1996, “o Partido Socialista herdou uma rede viária de estradas regionais em más condições e a precisar de grandes intervenções, quer ao nível do tipo e qualidade do piso, quer na sua sustentação e suporte”.
“Todos os trabalhos de contenção, de reabilitação de pontes e aquedutos, de construção de novos sistemas de drenagem, de colocação, de adequação da sinalização, todos os quilómetros pavimentados, são hoje património dos Açores e motivo de orgulho para todos os açorianos. Naturalmente, também para o Partido Socialista”, frisou.
André Rodrigues questionou ainda o Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, sobre como está prevista a continuidade do trabalho já realizado, nomeadamente sobre o número de procedimentos e valor estimado de investimento previsto nesta área, para a corrente legislatura.