Sérgio Ávila, dirigente socialista, revelou que o Instituto Nacional de Estatística (INE) desmentiu hoje as declarações do Governo Regional, efetuadas há apenas 15 dias, em relação ao défice da Região.
“No dia 10 de março, a secretaria regional das Finanças anunciou que o défice da Região tinha sido de 92,6 milhões de euros, o que corresponderia a 2,1% do PIB. Hoje, passados apenas 15 dias, o Instituto Nacional Estatística, revela que o deficit é de afinal 360 milhões, ou seja, quatro vezes superior ao anunciado pelo Governo Regional”.
De acordo com Sérgio Ávila, “o défice da Região, foi afinal em 267,4 milhões de euros superior aquilo que tinha sido anunciado, há 15 dias, pelo Governo Regional”.
O INE também desmentiu o Governo Regional quando anunciou uma redução do deficit de 62% face ao ano anterior, afinal o INE anunciou hoje que o deficit manteve-se no mesmo montante do ano anterior, nem se verificando qualquer redução.
"Esta realidade é ainda mais estranha quando em 2020 a Região teve que se manter fechada uma parte significativa do ano, e não beneficiou qualquer financiamento de fundos comunitários para consequências do Covid, e, no ano passado, além da normalização da atividade económica, o Governo passou a beneficiar de forma antecipada de 73 milhões de euros de fundos PRR e dos fundos comunitários para as despesas de apoio às famílias e empresas no âmbito do covid”.
Por outro lado, e manifestando que o país conseguiu reduzir o défice para menos de metade face ao PIB, daquilo que era no ano anterior, o socialista alerta para o facto de nos Açores o déficit ter aumento para 3 vezes mais que no país, face ao PIB.
Sérgio Ávila acrescenta ainda, de acordo com os dados revelados pelo INE, de que a dívida pública da Região aumentou, também, 280 milhões de euros, valor muito superior ao anunciado, “representando já 65% do PIB, ou seja, um valor em cerca de oito pontos percentuais superior ao ano anterior”.
“Em 15 dias o INE desmentiu totalmente o Governo Regional dos Açores, em termos de défice das contas do último ano, desmentiu que o défice tenha descido significativamente como anunciou o Governo, e afinal a dívida pública subiu em mais do que o anunciado”, reforçou o socialista, para manifestar que a “credibilidade em termos de anúncios do Governo Regional, nestas matérias, deixou muito a desejar”.
Segundo o dirigente do PS/Açores, esta é uma matéria que deverá levar o Governo Regional a ter “maior serenidade”, no sentido de “assegurar algum nível de confiança naquilo que diz e anuncia”, acrescentando, nesse sentido, não ser possível tentar justificar esta realidade com situações extraordinárias de 2021, porque não houve qualquer alteração de critérios face aos anos anteriores.