A iconicidade do mercado da Graça é incontestável. Marca a cidade e as suas gentes. Volvidos anos de intervenções e milhões de investimento público, o mercado volta a ser alvo de intervenção desde o dia 6 de outubro de 2021. A intervenção última, a que se juntaram retoques de milhares de euros, e que perdura até aos dias de hoje, nunca foi aceite quer pelos comerciantes e pelos utilizadores. Para perceber este desconforto é preciso frequentar o mercado da Graça e não apenas nos sábados de campanha eleitoral. Sendo São Miguel fortemente influenciado pela atividade agrícola e turística, os mercados municipais devem ser uma afirmação forte da identidade, da montra e da competitividade micaelense.
1,4 M€ para maquilhar
A atual estrutura do mercado da Graça é inoperacional e inestética; os acessos são difíceis e disfuncionais. A intervenção prevista de 1,4M€ não resolverá os problemas existentes. Um projeto que queira verdadeiramente mudar, em vez de uma operação de maquilhagem, deveria intervir no espaço do mercado (com todos os espaços incluídos), no parque de estacionamento interior e no parque de estacionamento exterior - contíguo ao mercado (antigo parque da RTP-Açores). Um projeto estratégico e não um projeto de retalhos.
Investimento público ao serviço dos cidadãos
Por quê? Porque exige-se uma intervenção estratégica que vinque a tradição associando-a à modernidade, com foco na valorização e aumento da participação dos comerciantes, na melhoria das acessibilidades e para uma maior afluência e diversificação de utilizadores. Estes três objetivos não se resolvem com uma operação de cosmética. O mercado da Graça deve ser visto como um espaço de conforto, consumo, convívio e de conhecimento da nossa cultura. E, tudo o que aqui refiro, não cabe no espaço existente. Qual o interesse do investimento público para a aquisição do parque de estacionamento exterior (adquirido à RTP-Açores) se não for para o colocar ao serviço dos cidadãos? Em setembro de 2020 a Câmara anunciou a compra de uma tenda de grandes dimensões para instalar o mercado no parque de estacionamento exterior. Onde está a tenda? Em vez disso, assiste-se à imagem de comerciantes instalados no parque de estacionamento interior, escuro (o quanto difícil deve ser a instalação adicional de pontos de luz) e prejudicial à frescura dos produtos.
Contrassensos
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o 11 (tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis) e o 12 (garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis) vão ao encontro do que é necessário fazer para tornar os mercados municipais sustentáveis. Ora, o mercado da Graça ao não acompanhar a evolução histórica da sociedade e o desenvolvimento das localidades onde se insere, nunca será um mercado municipal sustentável, promovendo a produção e consumo local, embora esteja localizado numa região onde o Governo dos Açores assinou a cartilha da sustentabilidade e a autarquia seja candidata à Capital Europeia da Cultura. Contrassensos.